Neste artigo, 8 pesquisadores de Instituições Norte-americanas, incluindo o Dr. William Harris considerado um dos maiores especialistas do mundo em ácidos graxos omega 3, fizeram um levantamento bibliográfico a partir de 8.039 resumos publicados entre 1966 e 2005. Nessa pesquisa os autores selecionaram 46 estudos, sendo 14 experimentos aleatorizados contendo grupo controle, 25 estudos longitudinais e 7 casos-controle. Essa seleção foi baseada na qualidade e confiabilidade dos resultados apresentados, acompanhamento dos indivíduos por no mínimo 1 ano e níveis de suplementação inferiores a 6g/dia.
Os autores também ressaltaram que não há qualquer evidência de que os ácidos graxos omega 3 obtidos a partir da ingestão de ácido linolênico (presente na soja, canola e linhaça) tenham algum efeito benéfico para redução da mortalidade por causas cardiovasculares como aqueles reportados para o óleo de peixe.
Ref.: Wang et al. (2006). N-3 Fatty acids from fish or fish-oil supplements, but not alfa-linolenic acid, benefit cardiovascular disease outcomes in primary and secondary prevention studies: a systematic review. Am J Clin Nutr, 84:5-17
09/08/2008
16/06/2009